A turma do Jardim A é composta de crianças na faixa dos 4 e 5 anos de idade. Esta faixa etária caracteriza-se por ser um período da vida em que as crianças já conseguem brincar juntas, já respeitam regras de jogo e de conduta e voltam sua atenção para as características do mundo, tentando compreendê-lo.
As crianças se encontram na etapa de desenvolvimento chamada por Piaget de Pré Operatório. Neste estágio a criança já deve ser capaz de manipular o seu ambiente simbólico através do que vê no mundo lá fora em seus pensamentos. Durante este estágio, a criança aprende a representar os objetos por palavras e a manipular as palavras mentalmente.
Neste período, a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina – pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.
Neste tempo em que as crianças do Jardim A se encontram já conseguem ter um pensamento simbólico mais refinado, suas brincadeiras contam com um enredo elaborado, e elas conseguem brincar juntas, todas criando e intervindo na narrativa da brincadeira. Os jogos de regras e as regras sociais já são compreendidas.
Nossa tarefa enquanto escola é oferecer possibilidades de desacomodação do pensamento. Se as crianças nesta etapa de desenvolvimento já conseguem refletir sobre o mundo mais ainda se concentram em apenas aspectos perceptíveis de um objeto, as encorajamos a pensar sobre outras hipóteses, para que elas sejam sempre desafiadas a ir além do que é visto como adquirido no momento.
Com o refinamento do pensamento simbólico, nos preocupamos em oferecer aos alunos a possibilidade de começar a conhecer o nosso código de comunicação, que transforma sons em símbolos e os une para formar palavras que significam algo, nosso código escrito.
Nosso objetivo não é alfabetizar as crianças, mas convidá-las a brincar com os sons da língua, convidá-las a conhecer formas de contar histórias, despertar o interesse pela leitura e pela escrita.