A faixa etária em que se encontram as crianças da turma do maternal 2A, alunos de 3 e 4 anos de idade, faz parte de um momento especial do estágio pré operatório (Piaget), pois se caracteriza pela migração de uma fase pré conceitual, marcada pelo aparecimento da função semiótica (simbólica) para a transição ao pensamento intuitivo.
Isto quer dizer que agora as crianças passaram por transformações em suas formas de pensar sobre o mundo que as cerca e sobre elas próprias. Se antes as crianças já conseguiam criar enredos para suas brincadeiras de faz de conta, agora são capazes de compartilhar esta brincadeira, abrindo espaço para a intervenção do outro, apresentando um grande avanço em sua socialização.
Se a socialização é um grande ganho neste período, as regras sociais agora são compreendidas e por nossa tarefa enquanto escola é investir nesta construção, enfatizando e trabalhando regras de convivência, estimulando as crianças a tentarem resolver os conflitos em sala com diálogo, podendo expressar seus sentimentos.
Na sala de aula do Maternal II investimos no desenvolvimento do desenho simbólico mais estruturado, chamando atenção das crianças para possibilidade de representar algo não só na forma de imitação como na brincadeira, mas também no papel, através do desenho. Por isso os projetos são mais relacionados a linguagem plástica e em trabalhos que favorecessem o desenvolvimento motor fino, facilitando o contato com os materiais utilizados para desenho.
Também dedicamos bastante tempo no desenvolvimento da independência e autonomia das crianças, ajudando-as a conquistar segurança para escovar os dentes, comer e vestir-se com menos ajuda, favorecendo o processo de individualização de nossos alunos.
Com maior consciência agora, as crianças foram incentivadas a perceberem o mundo que as cerca e o tempo. Exploramos características de instrumentos musicais, de meios de transporte e de animais, sempre buscando auxiliar as crianças a perceberem as características dos objetos de estudo para que pudessem compreendê-los a partir de suas percepções e assim classificá-los, buscando categorias. Este processo de classificação ajuda os alunos a construírem a noção de número e quantidade e também a se situarem no espaço e tempo, compreendendo um pouco melhor o antes o agora e o que virá (ontem, hoje e amanhã/ passado, presente e futuro).